terça-feira, 27 de agosto de 2013

SEM MÁGOAS, APENAS EM MINHA MEMÓRIA ZOMBADO (BULLYNG)



SEM MÁGOAS, APENAS EM MINHA MEMÓRIA ZOMBADO  (BULLYING)

O jardim de infância no patronato, apenas, só ainda lembro o nome da minha primeira professora que era Liduina.
Os primeiros anos do curso primário, no Circulo Operário onde a primeira cartilha com as letras do abecedário foi com a professora Maria Viana.
Também teve uma professora depois a Dona Teresinha.
E durante o primeiro ano do curso primário, com a Dona Francisca, decidiram dividir a turma com os alunos mais avançados que já conseguiam ler e então permanecer com a professora Dona Francisca que denominaram de “primeiro ano forte”, e eu entre outros alunos, ainda em fase dos primeiras lições ficaria com uma professora novata, numa outra turma, para aprender no “primeiro ano fraco”.  Mas, eu  já acostumado com  minha professora apelei  com um receio infantil querendo continuar e então,  fiquei na mesma turma sem nenhuma compreensão do que era lecionado  na escola,e sempre ficava de castigo e ficava amedrontado com a obrigação no dever das tarefas de aluno. E freqüentei até o  quarto ano primário sendo aprovado pela professora, sem  haver interesse meu na aprendizagem das  primeiras noções didáticas.
Repeti portanto,  o quarto ano primário no ano seguinte quando me mudaram de colégio e no turno matinal, e um colega contava uma estória nada verdadeira que o meu cabelo comprido na “moda” da época diziam, que “era para ficar parecido com Roberto Carlos”  o cantor. Uma vez, quando voltávamos da escola avistei uma embalagem vazia de cigarros, que era transformado em representar o dinheiro” no faz de conta”, nas brincadeiras de crianças, mas o meu colega com força física, me impediu e arrebatou e ficou pra si e depois eu  também, não fui nada sensato com atitude , na talvez minha errada trajetória “certo, escrito sobre linhas tortas”... E depois meus pais resolveram em, eu ter que freqüentar noutro horário, durante o turno vespertino, também no circulo operário e voltar então a ser aluno de Dona Francisca, e eu ser apenas “como ouvinte” mas, eu ouvia mal e  eu interpretava que teria que ter  apenas, a fraca nota “vinte” que significa a nota 2,0 nas provas. E depois, eu repudiei sem reagir digno em ser um nobre aprendiz.
O sino da igreja tocava quando anunciava mudança nas horas, e havia também uma anunciação de quando haveria missas e noutras circunstâncias, anunciava sempre um  outro sinal  através de sucessivos toques quando falecia alguém na cidade. E eu toda vez, meu maior medo era que meus pais morressem e eu ficasse sozinho sem nenhuma proteção e temia com receio se quando terminado a aula e voltasse pra casa, meu pai e minha mãe houvessem morrido. E uma vez, quando eu voltava da escola passando em frente da igreja, estava acontecendo um cortejo para sepultar um estranho e eu segui acompanhando o funeral até o cemitério, para tirar a dúvida se talvez não seria o meu pai que tivesse morrido e quando foram fazer o sepultamento do estranho, citaram o nome de que era um tal Manoel Januário e  vestido com uma roupa franciscana quando observei pra ver se não poderia ser o meu pai que poderia ter morrido e se chama Manoel Jerônimo.

No ginásio havia um colega rude comigo e uma vez, durante o recreio, numa brincadeira algo, em que havia apenas uma entrada para todos e quem ficasse por último era vitima de tapas e murros nas costas e quando aconteceu do tal colega  com ira, bater mais forte eu acabei reagindo em vão e sofri uma surra com golpes de judô  do colega que me derrubou nas minhas  vezes,  em enfrentar para ele não ser tão insensato comigo.

Quando vim morar em Natal, e estudava a oitava série no começo do ano, os colegas faziam comentários pejorativos com cognomes e alguém dissera eu ser “abestalhado” e um colega uma vez expressou com um tom de voz ecoada enfatizando uma caçoada denominação me chamando de “lesado” e durante o ano inteiro não tive sossego algum no colégio e sem eu saber jogar futebol  parece que involuntariamente, machuquei uma vez um colega  e ele me bateu em retaliação. E também na rua onde eu ainda moro, um grandalhão e mais alguns insensatos amigos me atordoavam zombando em se referir malhando com a denominação de “fresquinho”, não sei o motivo, se era pelo modo tolo que eu não tinha um comportamento absurdo comum como eles em atitudes de molecagem.
No primeiro ano do cientifico, fiquei numa turma mais sazonada e consegui ser mais descontraído e mesmo eu não sendo um estudante eficiente, fiquei sendo responsável para arrecadar dos colegas um dinheiro para em conjunto da turma, através da quantidade então obter um acesso para comprar os livro didáticos de inglês para todos os respectivos interessados.com custo reduzido numa cooperativa do MEC , não tenho lembrança exata e graças a Deus, fui pontual para resolver com ética, apesar do meu modo irresponsável nos assuntos da aprendizagem. Mas, não lembro se foi a professora ou eu quem  foi que comprou os livros na livraria
No segundo ano cientifico, aconteceu de um moreno com os lábios grossos ou sem eu ter intenção pejorativa de denominar beiçudo que apreciava em cursar música, então comentou que “eu era enrolado que  só repolho” e durante o ano inteiro fui atormentado  numa burlesca  pejorativo de “repolho”  sempre zombado por um colega e perdi a sensatez enfrentando para conseguir parar minha angústia e apanhei tentando em vão superar o tormento e quase fui reprovado em educação física  e fiquei em recuperação, porque não freqüentei nenhuma aula durante o ano com receio de ser zombado em proporções ainda maiores e continuar como “saco de pancadas”.
E depois eu nada sensato, cometi o mesmo erro como faziam comigo e então debochei de modo como fosse natural em também querer zombar outros quando fosse possível sendo errado na falta de conscientização.
Após umas desilusões na juventude, comecei a freqüentar a quadra e estava incentivado pelas peladas de futebol com alguns meninos no bairro e não sei quem  me fez a denominação de “Rafa” um personagem débil na programação veiculada pela televisão.

MARTINHO



    





Nenhum comentário:

Postar um comentário