domingo, 10 de março de 2019

TOLAS ILUSÕES AMOROSAS DOS TEMPOS DA JUVENTUDE


TOLAS ILUSÕES AMOROSAS DOS TEMPOS DA JUVENTUDE
Durante às vezes, em que tive ilusões amorosas, as tolas paixões a única que foi mais saudável foi a da minha infância, cuja história contada de modo mais amplo e exato, estava escrita nos arquivos do meu notebook que me furtaram, no dia: 06/02/2019.
            Mas, apesar dos pesares não foram em vão, porque as batidas do nosso jovem coração da época me faziam sonhar manter um lar, filhos, êxito no labor cotidiano de minha dedicação empreendedora, sonhando publicar os livros de minha autoria, através da indústria gráfica e ter o mérito nobre, cordial e sensato como cavalheiro e manter a educação que só tive enquanto meus sonhos seguiam em vão, sem refletir que abandonando o êxito de noção didático do pré-vestibular com amplo conhecimento tecnológico em química e matemática e uma breve ideia literária durante as salas de aula, do saudoso paraibano de Itaporanga,  professor de literatura e língua portuguesa, que fui estudar o curso intensivo no Curso Dinâmico, 2º Semestre de 1980, após a sugestão do meu nobre e cordial amigo atleta Emmanuel Gouveia Costa que me incentivou e nos conhecemos desde 1977 durante o primeiro ano, embora nunca tivéssemos sido colegas de turma.
            E embora tudo isso tenha sido em vão, por sido passageiro e efêmero como tudo na vida, não tenho nenhuma lamentação de paixão para contar, porque apesar da mulher que eu mais sonhei tê-la, ao meu lado, ter uma elevada graduação e curriculum histórico, sou inteiramente grato por termos seguidos caminhos diferentes, sem nenhuma mágoa, graças a Deus, pois percebi que cresci muito mais na minha solidão, pois durante as ilusões, não percebemos a imensidão da plenitude divina que comanda nosso destino. E todo o apreço, veneração pela arte não existia em unanimidade, pois a ostentação da vaidade e desfrutar pelo luxo e pela efêmera beleza era o que na verdade havia, porque jamais mantiveram o zelo pelo apreço de toda cronologia histórica, biográfica e bibliográfica na construção do meu castelo de estrela.
            As coisas passam, se acabam mesmo se mantidas em profundo valor histórico, mas há sempre sucessivamente o descarte de meros pertences por incompreensão do que na verdade algo tenha significado para contar e demonstrar o que na verdade não existe mais para narrar o fato de qualquer mínimo conteúdo ou mero detalhe ao que possa parecer supérfluo, ao se contar o imenso apreço construtivo para deleitar a nossa árdua vida cotidiana em que o sentido artístico tem como objetivo alegrar, levar embora a melancolia, harmonizar de modo natural e saudável nossa natureza humana.
            Lembrando que o maior perigo ainda está no egoísmo dos mercenários e especuladores que desfalcam o conteúdo onde há mérito histórico, como também submissos aos fenômenos naturais de traças, cupins, oxidação, desbotamento, umidade e se faltar cautela, se expor ao perigo de incêndios, no mais só resta sonhar que tudo permaneça e continue como dizia o saudoso poeta: Vinicius de Moraes, em um soneto dele: que seja infinito enquanto dure”.
            Mas, a maior preservação pela arte, ainda é contemplar a natureza, mantendo o zelo e desfrutando não arrancando as flores dos campos, sem arrancá-las, ouvir o canto dos pássaros nos campos cantando a liberdade que quando criança não tinha noção dessa imensidão da benção divina.

Martins Sampaio de Souza (Martinho), Natal, 10/03/2019; 08:09 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário