terça-feira, 26 de março de 2019

A ÉPOCA EM QUE APRENDI A JOGAR XADREZ



A ÉPOCA EM QUE APRENDI A JOGAR XADREZ

EM 1978, no turno matutino, do colégio Atheneu, no horário do intervalo, durante os corredores das salas de aula, o nosso nobre e cordial colega Roberto Andrade, comentou algo “que era pra está nesse tal respectivo dia, na cidade de Vacaria no RS, para participar de uma competição enxadrista.” Então, após eu ficar informando de que Roberto era também enxadrista e nessa época, já viaja o Brasil em competições nacionais, fazia o 2ºano cientifico, como eu e comentei sobre o nosso amigo: João Batista Ferreira Rabelo Neto, amigo do 3º ano cientifico, que havia me instruído a aprender a jogar xadrez e do qual, eu como discípulo, o apresentei Batista, a Roberto que após o final da aula, íamos na companhia dele que já era sócio do Clube de Xadrez de Natal, presidida pelo Campeão Estadual e estudante de engenharia elétrica na UFRN do 2º ou 3º ano e era funcionário da COSERN, na época: Máximo Valério Soares de Macedo e nos tornamos cordiais amigos entre os veteranos enxadristas. Nessa época, ganhei minha única modesta medalha de bronze, competindo na modalidade de xadrez no jern’s, competindo por equipes, eu como primeiro tabuleiro, Batista, como segundo tabuleiro e um colega da mesma turma de sala de aula de Batista que ele descobriu também que era enxadrista e se chamava Antônio Alves ou, Antônio Álvares, não me recordo o sobrenome exato, foi o terceiro tabuleiro. Só fiquei na época sabendo que ele também havia sido aprovado no vestibular no início de 1979 no Curso de Engenharia Elétrica. Nunca mais, tive notícias dele. Roberto, participou como nosso técnico por já ter a idade mais adulta, a qual não era permitido competir mais durante o jern’s.

Martins Sampaio de Souza (Matinho), Natal, 26/03/2019; 10:13 horas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário