domingo, 1 de dezembro de 2013

NOSSOS IMENSOS E MEDÍOCRES ESPORTISTAS



NOSSOS IMENSOS E MEDÍOCRES ESPORTISTAS

Aprecio esportes, mas não tenho dedicação, para acompanhar os eventos. Mas, esporadicamente, tomo conhecimento dos assuntos, em breves comentários, veiculados na mídia, através do rádio, onde atualmente tenho mais acesso das noticias, sobre vários assuntos cotidianos.
Portanto, com assuntos mais essenciais para me dedicar, onde reconheço não tão atualizado num mundo moderno e globalizado pela popular mídia eletrônica, que não me interessei até o momento em possuir, utilizando como método moderno, apenas o computador para escrever e reconheço a eficiência tecnológica.
Recentemente, ouvi comentários de pessoas, sobre um assunto ocorrido nos eventos esportivos de futebol, onde não tomei conhecimento através da mídia, mas no blá... blá... popular e que em repudio, expressos minhas ásperas palavras sobre ascendentes esportistas e fúteis e  medíocres esportistas, apenas enaltecidos por uma mídia fútil que o vangloriam, sem nenhum mérito de triunfo no desempenho histórico de proezas.
Um dos exemplos que aponto, foi a maior mídia comercial audiovisual brasileira, considerada uma das maiores do mundo, já ter citado Zico como um dos grandes nomes do futebol, onde no entanto,  só conseguiu se consolidar como “rei” do maracanã, onde apenas conseguiu algum mérito de desempenho, segundo meu conhecimento histórico. Mas, nunca conseguiu consolidar um grande título, entre os maiores do futebol, exceto a participação no único titulo de campeão mundial interclubes, no inicio dos anos oitenta, que desconheço a trajetória.
Pelé, durante uns breves instantes em que assisti, através da TV BRASIL retrospectivas de tape numa semi-final, de eliminatórias, não me recordo se o adversário ter sido contra o Paraguai ou o Uruguai, não vi nenhum êxito que merecesse o título máximo da modalidade, como “rei do futebol”, como "atleta do século", não sei em quê? se não me falha a memória, denominado de modo injusto pela França.
(Onde sem nenhuma ironia, nos confrontos contra franceses, no futebol fomos sempre fregueses. Até mesmo fomos castigados noutra modalidade esportiva como a formula um, onde jamais vencemos um GP por lá, exceto se não tivéssemos tido a prematura morte do glorioso Ayrton Senna, como sido o mais capacitado, para alcançar o mérito de tal proeza.)
Incomparável, com os grandes blefes do grandioso, e espetacular Garrincha, apresentados no extinto canal 100, na época de ouro dos cinemas, com o fundo musical, harmonioso de “Aquarela do Brasil”. E mais recente, os intensos arrancos, em direção ao gol com obtido êxito pelo arrojado Ronaldo Fenômeno, comparado tal arrojo a outra modalidade, no caso automobilista do nosso saudoso, cordial e triunfante, Ayrton Senna.
Muito melhor do que mesmo o Pelé, foi Maradona, mesmo com um gol de  mão, segundo o próprio “ter sido a mão de Deus”, contra os ingleses que arrebataram as Malvinas. Exceto, o grande erro de Maradona, ter mergulhado nas drogas.
Na penúltima disputa mundial, entre os melhores jogadores do mundo, Pelé sem nenhuma modéstia, acreditava que o “peixe santista”, pudesse consolidar o titulo máximo do futebol, numa disputa internacional, através de um tal de Neymar ou Neimar, (perdão pela minha ignorância, em não saber a grafia correta do nome do nosso compatriota), contra Mércy ou Merci ,( também não sei a grafia correta do adversário argentino,  atleta de um time espanhol),  onde sem ter acompanhado tal  evento, exceto algum esporádico áudio pelo rádio, onde o argentino silenciou arrogantes brasileiros, vencendo com um imenso olé, numa goleada em me parece,      segundo minha memória, o “peixe” não fez se quer um gol de honra .
Então, certos jogadores, famosos apenas pelo sensacionalismo midiático, durantes breves momentos de fama, onde sem nenhum desempenho de enaltecido triunfo e comentando o assunto, sem intenção de ser racista, mas citando que com cabelos loiros artificialmente, eles próprios renegam a própria etnia.
Onde tal assunto, eu mesmo ouvi comentários através do rádio, abordar debate da criminalização do racismo no nosso país, e entre participações de ouvintes, citarem algo que “preconceituosos são os próprios negros famosos que se casam ou  com loiras  ou preferem as modelos de moda e repudiam companheiras nas origens das favelas de onde descendem”
E embora seja assunto pessoal, mas, baseado nessa citação, é fácil apontar que Pelé, repudiou e não assumiu a paternidade de uma póstuma filha, comprovada através de exames de D N A , no acasalamento com pessoas modestas, antes da fama e só manteve matrimônio ou assumiu namoro com loiras artificiais ou fúteis modelos e ainda a atriz pornô: Xuxa Meneguel.
 Mas o castigo vindo dos altos, Pelé teve um filho que antes de ter sido presidiário envolvido com bandidos, quando foi arqueiro santista perdeu o título para o glorioso Botafogo, onde Garrincha o maior jogador de todos os tempos, que bailava com a bola, jogou com arte, não por dinheiro e após ele, só teve Maradona, que como não póstumo, Maradona, portanto, muito melhor do que foi Pelé.
E ainda, recentemente o tal consagrado Neimar, que sem nenhum triunfo internacional consolidado, então, de sapato alto, sem conhecimento geográfico de assuntos do curso primário, sobre os estados brasileiros e da sexta série do curso ginasial da minha época, em que mesmo eu nunca tendo sido um estudante exemplar, nem tanta dedicação didática, mas lembro relacionar as regiões brasileiras.
Então, esses ditos “consagrados astros do futebol” não sei em que, analfabetos e apenas por ter vindo do sudeste do país, não sabem se quer distinguir os estados brasileiros e sentindo como o “maioral” numa região mais modesta, difamam o nosso país, com denominações pejorativas, demonstrando que o ridículo são esses fúteis jogadores e eles próprios a criminalizarem o racismo, consolidado em hábitos absurdos, com um vocabulário em nada nobre.
E em nada demonstram nos gramados alguma consagração esportiva de atletas e indignos de qualquer vanglória, ainda discriminam o nosso castigado nordeste pela seca, como se nossa região não estivesse entre as grandes belezas naturais.
E baseado numa lei tida como retrógrada, no nosso país, composta por políticos medíocres, não se pode referir a alguém, relacionando a cor da pele de uma determinada etnia, seja branca ou negra, que logo é futilmente criminalizada, acusada como sendo uma denominação racista, por mídias sensacionalistas ou oportunos políticos, mesmo sem avaliar a intenção da autoria.
Em síntese, desse tal Neimar, já ouvi muita propaganda da mídia, mas nunca assisti a algum jogo com participação dele, para verificar alguma qualidade como atleta. Mas, baseado em desempenho de mérito em resultado de triunfo, até o momento, não tomei conhecimento de demonstrar qualquer êxito mundial. Portanto, a minha conclusão é de que esse tal, não vale nada e necessita mais de ter nobreza nas atitudes. Portanto, sendo apenas denominado mais um jogador vulgar de futebol.

Martins Sampaio de Souza. Natal, 26/04/2013. 21:16 horas
penúltima conclusão 27/04/2013 05:10 horas.
Concluído às 20:25 horas de 28/04/2013.
Último acréscimo: 03:05 horas, 06/10/2013.






Nenhum comentário:

Postar um comentário