domingo, 24 de outubro de 2021

MAUS 60 ANOS, MINHA TERCEIRA IDADE.

 

MEUS 60 ANOS, MINHA TERCEIRA IDADE.

 

 

DEIXEI DE SER UM CATEGÓRICO ENGENHEIRO MECÂNICO PRETENDENDO SER UM FAMOSO WALT DYSNEY. PARA SEGUIR O SONHO DE ESCRITOR APRENDIZ

 

NO SERTÃO ONDE NASCI, PRIMEIRAMENTE ATRAVÉS DAS PRIMEIRAS LEITURAS E COMPOSIÇÕES COMECEI ENTÃO A SONHAR EM UM DIA SER ESCRITOR.

 

TERMINEI MINHA INFÂNCIA ESBOÇANDO DESENHOS PRETENDENDO SER UM FAMOSO WALT DYSNEY.

NO ALICERCE DA ADOLESCÊNCIA, COM 13 ANOS DE IDADE OS SONHOS MUDARAM COM A PRETENSÃO EM SER PROJETISTA DE AUTOMÓVEIS. SERIA SE QUISESSE UM CATEGÓRICO ENGENHEIRO MECÂNICO, NA MINHA OPÇÃO DO VESTIBULAR.

SE TIVESSE ESTUDADO TINHA PASSADO OU MESMO SE TIVESSE FEITO A PROVA COMPLETA COM ASSUNTOS DE MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO. MAS, A FALTA DE DEDICAÇÃO ME DEIXOU PORTANTO NA SUPLÊNCIA DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, EM 1981 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), MAS ESCLAREÇO POR A+B e B+A  ou  AxB ou BxA ; AFIRMO PORTANTO QUE MEUS LÁPSOS DE MEMÓRIA DESDE CEDO ME CASTIGARAM IMPEDINDO O ÊXITO DA REFLEXÃO.

POIS BEM. NÃO FORAM POR FALTA DE CONHECIMENTO DOS ASSUNTOS QUE ME CONSAGRARSAM O ÊXITO.

O PRIMEIRO FATO DO MEU  INSUCESSO, ACONTECEU NA PROVA DE MATEMÁTICA NO ASSUNTO DE FUNÇÕES, O EXATO ASSUNTO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA, MATÉRIA QUE EU COM DESESSETE ANOS DE IDADE, PEGAVA O TRANSPORTE PÚBLICO, RUMO AO BAIRRO DE LAGOA NOVA, PARA IR LECIONAR A COLEGAS MARMANJOS COM 21 ANOS DE IDADE TRAVESTIDOS DE INTELECTUAIS COM UM CONHECIMENTO MAIS ELEVADO  DO QUE EU DA ÁREA DE HUMANAS ENALTECENDO O LESTE EUROPEU.

 

E POR MAIOR E MAIS ELEVADO MEU CONHECIMMENTO DIDÁ TICO FOSSE, NA HORA “H” DA PROVA ME SURGIU UMA BAITA DÚVIDA NA FUNÇÃO  SE “PARA CIMA” OU “PARA BAIXO”, NA FUNÇÃO QUADRÁTICA, CUJA POSIÇÃO DA CONCAVIDADE, É RELACIONADO AO SINAL DO COEFICIENTE DO QUADRÁDO DA ÍNCOGNÍTA. PARA ELABORARMOS  PORTANTO O GRÁFICO DA FUNÇÃOE DETERMINARMOS O CONJUNTO SOLUÇÃO DO NÚMEROS REAIS.

A OUTRA QUESTÃO, FOI NA PROVA DISCURSÍVA DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ASSUNTO DE VOZES VERBAIS, QUE TAMBÉM NO EXATO MOMENTO, NÃO TIVE A MENOR IDÉIA O QUE SERIA. E FICOU ESSES ASSUNTOS PARA SEMPRE NA MINHA MEMÓRIA A ME CASTIGARO FATO DE NÃO SER UM CONSOLIDADO ENGENHEIRO QUE HAVIA SONHADO SER PROJETISTA DE AUTOMÓVEIS. EMBORA EU JAMA IS DEPOIS DESSE FATO NÃO HOUVESSE POESQUISADO ESSE ASSUNTO GRAMATICAL FATAL, ATRAVÉS DE PESQUISAS EM LIVROS, DIÁLOGOS ESTUDANTIS, ETC...  POS BEM. COMO DIZ O DITADO: ”DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS”  ENTÃO ATRAVÉS DE MINHAS RECORDAÇÕES, ESSE LÁPSO FOI EM VEZ DA MINHA MEMÓRIA, POIS CONSEGUI LEMRAR QUE O TAL  ASUNTO DE:”VOZES VERBAIS”  EU VI EM TORNO DOS NOVE ANOS DE IDADE, NA CONCLUSÃO DO  4º ANO DO CURSO PRIMÁRIO , ATUALMENTE CURSO FUNDAMENTAL, NO SERTÃO ONDE NASCI , NA ESCOLA CIRCULO OPERÁRIO, ONDE SONHEI UM DIA SER ESCRITOR.

NO COLÉGIO, COM DESESSETE ANOS, APRENDI CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS DE DOIS MODOS. O MÉTODO LECIONADO PELO NOSSO GRANDE PROFESSOR WASHINGTON QUE ERA COM NÚMEROS DECIMAIS E PERMITIDO UTILIZAR A PESQUIZA NUMA TÁBUA DE LOGARITMO DE SENOS, COSSENOS, TANGENTES DE ÂNGULOS QUE NÃO SABÍAMOS DE COR E TAMBÉM UTILIZAR EM SALA DE AULA OO USO DE UMA CALCULADORA PARA SILPLIFICAR CÁLCULOS ATITMÉTICOS, EMBORA A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO TIVESSEM CONHECIMENTO DE APLICAÇÃO DE NÚMEROS DECIMAIS.

ESCLAREÇO QUE O MÉTODO EXIGIDO DE NÚMEROS COMPLEXOS NO VESTIBULAR, ERA  ATRAVÉS DE ALGÉBRICA.

MINHAS MELHORES NOTAS DO VESTIBULAR, FORAM QUÍMICA, EU ERA APAIXONADO POR QUÍMICA ORGÂNICA, NÚMEROS QUÂNTICOS, TABELA PERIÓDICA, EQUAÇÕES QUÍMICAS, PROBLEMAS QUÍMICOS, ATÔMÍSTICA, FISICO-QUIMICO. MINHA SEGUNDA MAIOR FOI MATEMÁTICA. A TERCEIRA NÃO MUITO ELEVADA FOI FÍSICA.  EU ERA MAIS APLICADO NO ASSUNTO DE TERMOLOGIA E ESTUDAVA, MESMO CONSCIENTE QUE SÓ ERA EXIGIDIDO NOS CÁLCULOS NOSSOS, AS ESCALA CELSIUS.

ESTUDEI TAMBÉM AS ESCALAS TERMOLOGICAS: FAHRENHEIT E  KELVIN.

RESOLVI ENTÃO, APESAR DESSE FRACASSO AO OBTER MINHAS PIORES NORTAS EM LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO, DISCIPLINAS AS QUAIS RESOLVI ME INSTRUIR DE MODO AUTODIDATA, APESAR DOS MILÉSIMOS QUE ME FALTARAM PARA CONCLUIR O ÊXITO DIDÁTICO. SE EU TIVESSE NOÇÃO O QUANTO É ESSENCIAL UMA GRADUAÇÃO, EU JAMAIS TERIA ABANDONADO A PRETENSÃO EM SEGUIR UMA CAMINHADA ACADÊMICA.

 

MARTINS SAMPAIO (MARTINHO)24/10/2021; 12:28 HORAS. 12:38 HORAS.

 

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